sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alunos Prestigiam o Trabalho do Sr. Alvino

A Professora de Português da Escola Estadual Cônego José Divino, Margarida Maria Musa Belmiro, desenvolveu com seus alunos um trabalho sobre o Artesanato de Dom Viçoso, descrevendo a Biografia do Sr.Alvino (postada no blog) e visitando o artesão e sua obras.
A Profº Margarida acompanhada de seus alunos.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Artesão e suas Obras

Nas mãos do Sr. Alvino, tudo se transforma...
O material que muitas vezes teria como destino o lixo, vai-se moldando nas mão hábeis do artesão que com muito carinho o transforma em belíssimas peças de artesanato como podemos ver:














quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Casa do Artesanato



Se você quer enfeitar sua casa, presentear ou dar de lembrança um artesanato para um amigo, vá a Casa do Artesanato, na rua Altamiro Coli, 289 acima da Igreja Nossa Srª do Rosário.
Lá você encontrar: Artesanato em madeiras como oratórios, araras, carrinhos de boi e muitas outras variedades. Pra você que está visitando a nossa cidade e quer levar uma recordação de sua viagem.
Venha nos visitar e conferir o que há de melhor em artesanato.

Biografia do Senhor Alvino



Alvino Ribeiro da Silva, nascido no dia 15 de setembro de 1935, na cidade de Pouso Alto.Filho do senhor José Ribeiro e da senhora Maria Joaquina da Conceição (ambos falecidos).Em 1947 seu Alvino Chegou em Dom Viçoso, com mais ou menos 12 anos.
Sendo de família humilde começou sua vida trabalhando na roça, depois de um determinado tempo começou a praticar a profissão de pedreiro a qual, com o passar dos anos, teve que abandonar, pois ficou muito doente, sendo impedido de executar serviços pesados. Aos 69 anos começou a dedicar maior parte do seu tempo ao artesanato, aproveitando e reutilizando todo material que, ás vezes, ia ser jogado no lixo, mas a comunidade o doava como: madeira, bambu,alumínio, garrafas PET, vidros etc.
Seu trabalho é feito de maneira prazerosa e sua família o incentiva na produção de peças. Suas duas filhas também trabalham com artesanato fabricando peças de crochê.
Seu primeiro trabalho como artesão foi a confecção de gaiolas, que aos poucos foi-se aprimorando e criando vários modelos. Não podemos esquecer agora de seus carros de boi, suas araras e muitas outras peças que têm a sua inspiração na vida do campo.
Seu Alvino reside em Dom Viçoso e é um exemplo de cidadão para toda a comunidade.

Texto da Profº Margarida e seus alunos.